Cada vez mais vemos nos noticiários sobre ataques cibernéticos em organizações públicas ou privadas, que tiveram suas atividades paralisadas e os dados roubadas a pedido de resgate.
Contudo, por mais que o digital tenha trazido inúmeros benefícios, alguns riscos são inerentes e estão aí para provar isso. Por isso, é necessário que as empresas voltem suas atenções para softwares de segurança cibernética que realmente irão auxiliar os analistas e gestores a ter uma visibilidade ampla de todo o ambiente de TI, com monitoração 24/7 e resposta a incidentes em tempo real.
Ao mesmo tempo que as organizações avancem para meios remotos e híbridos e tornem os ambientes de TI mais complexos, o SIEM (Security Information and Event Management) passou a ganhar mais espaço quando passou a ser disponibilizado como serviço. Se antes a solução era bem mais restrita às grandes corporações pelo alto custo de aquisição, atualmente ele pode ser adquirido sob demanda, sendo gerenciada por uma equipe especializada e terceirizada, a um investimento acessível independente do porte e segmento.
Com isso, iremos apresentar algumas razões para considerar e implementar um SIEM em sua empresa:
- A solução, além do custo de aquisição, não exige investimento em infraestrutura para alocar a tecnologia e contratação de mão de obra. Além disso, a modalidade permite ao gestor ficar mais centrado ao negócio deixando o gerenciamento com profissionais qualificados.
- O serviço vem acompanhada de suporte e consultoria especializada, que irá entender os seus desafios de negócios e customizar a solução para atender às suas demandas.
- Ao contratar, a solução funcionará poucos dias depois, justamente por ser gerenciado por um time experiente e qualificado.
- O serviço realiza ações exigidas por órgãos reguladores, como a correlação de logs e o armazenamento de dados seguindo determinadas diretrizes, por exemplo.
Afinal, o SIEM como Serviço oferece inúmeros benefícios e vantagens. Fica sob a responsabilidade de um parceiro a missão de implementar, monitorar, armazenar e correlacionar logs para uma resposta mais eficiente e imediata a eventos que possam surgir. Uma equipe de profissionais especializadas e parceria com os principais softwares do mercado para definir a melhor estratégia é obrigação do prestador de serviço. Só assim a ferramenta irá entregar tudo o que é capaz de oferecer.